Duvidas Lindomar ( quem puder ajudar,e aprender também)

Então gostaria de criar esse topico para esclarecer duvidas, e até para os demais verem também as minhas duvidas e aprenderem junto comigo.

Então minha primeira duvida, alguem poderia por favor definir o que é um proxy por favor… e um http… estou na parte de configurar o virtual box e estou com essa duvida.

Proxy é uma forma de mascarar sua máquina ao navegar na internet. Como por exemplo, ao acessar um site, se você utilizar um proxy, ao invés de se conectar diretamente a aquele site, você acessará uma máquina(o proxy propriamente dito) e esta máquina acessará o site para você ao invés da sua máquina fazer isso.(me corrijam se estiver errado)

Entendi, agora ficou Claro .

Opa @lindowd! Boa ideia a criação desse tópico! :smiley:

Sobre sua primeira dúvida, vou acrescentar minhas explicações sobre o que é um proxy (apesar do @cidadaox já ter dado uma boa ajuda).

Entendendo o Proxy

Um servidor proxy (mais chamado de apenas proxy) é simplesmente um servidor que age como um intermediário entre o cliente e o destino.

Por exemplo, digamos que o meu computador é o cliente e o site www.tecnicasdeinvasao.com é o destino.

Ao invés da conexão fluir dessa forma:

eu <—> website

A conexão flui desta forma:

eu <-- (proxy) --> website

E todo o tráfego que for trocado durante essa conexão, se configurado corretamente, irá passar através desse proxy.

Existem várias utilidades para um proxy:

• Limitar / censurar o tráfego de uma rede
  • Ultrapassar censuras
  • Ocultar o seu endereço IP, manter privacidade e anonimato
  • Melhorar a velocidade de algumas conexões
  • Vigiar e documentar o tráfego (seu ou de alguém)
  • Aprimorar a segurança

Pra entender melhor do que se trata um proxy, pense no seguinte cenário:

Imagine que você quer deixar um recado para Alice, mas não quer fazer isso pessoalmente.
Então você chama Maria, amiga da Alice, e conta pra ela o que você quer dizer para Alice.
Maria vai até Alice e fala para ela a sua mensagem.

Como um proxy pode ser usado maliciosamente?

Pense no exemplo anterior. Digamos que você use a Maria para entregar o recado para Alice.
O recado original é: “Alice, por favor me empreste R$10”.
Só que Maria escuta o seu recado e quando chega na Alice ela diz “Alice, por favor me empreste R$50”.
Então Maria pega pra ela R$40 e te entrega R$10. Você não fica sabendo do roubo da Maria de imediato, já que você recebeu os R$10 como esperado.

O que é HTTP?

O HTTP é o protocolo usado na internet para exibir as páginas que estamos acostumados.

Quando digitamos no navegador “www.google.com” e damos enter, fazemos uma requisição pelo HTTP do servidor do Google, recebendo ele no formato da página que conhecemos.

Hoje em dia não existe só o HTTP, mas também o HTTPS que combina o HTTP com a tecnologia SSL ou TLS de criptografia. Isso permite que o seu tráfego seja criptografado e que os seus dados permaneçam (em teoria) seguros do seu PC até o servidor de destino.

Abraços!

Muito bem explicado como sempre, obrigado gente!!